top of page

Blog

DNM.png
Buscar
  • Foto do escritorDani Burlamaqui

QR Code - 7 Estratégias de Marketing e Comunicação para usar

Atualizado: 7 de dez. de 2021

Se você ainda não utiliza uma dessas formas para conectar o offline com o online, já está perdendo oportunidades muito antes da pandemia!

Estratégias de uso QR Code_QR Code para acesso ao programa de fidelidade da Bacio Di Latte_Material publicitário_Display de loja_Registrado por DigitalNaMente

É inegável que com a pandemia nos tornamos mais conectados, novas tecnologias surgiram e a forma de consumirmos e nos relacionarmos com marcas mudou. O físico precisou rapidamente entrar no online, nos isolamos e as mídias de comunicação tradicionais já não eram mais suficientes para nos aproximar do mundo exterior. Marcas precisavam, urgentemente, anunciar para atrair compradores e nós precisávamos cada vez mais das mídias digitais e ações mais simples de acesso ao meio digital. Mas será que algumas dessas mudanças de comportamento, aqui no Brasil, eram realmente novas e inovadoras? Este não é o caso do QR Code como uma ferramenta de comunicação e um veículo para facilitar nosso acesso online a produtos, serviços, aplicativos, mídias sociais, sites, formas de pagamento e etc. Essa conexão entre consumidores e marcas no online é bem mais antiga!


Vamos a uma passagem rápida por sua história e, em seguida, entraremos neste universo do QR Code de possibilidades, estratégias e ações, do marketing à comunicação, em outdoors, impressos, embalagens, na televisão e etc. Esta, sem dúvida, é uma forte ferramenta de conexão entre consumidores e negócios. Fique atento, pois ainda tem muito empresário papando mosca e deixando excelentes oportunidades, de branding, relacionamento e vendas, passarem. O que não se faz hoje é a oportunidade para a concorrência amanhã.


Estratégias de uso QR Code_Folheto de Propaganda de Produtos Fast Shop com QR Code
Folheto de Propaganda Fast Shop com QR Code_retirado do Google

Esse código bidimensional surgiu em 1994 e começou no mercado automotivo com a finalidade de facilitar o escaneamento de códigos para o controle de estoque na Denso Wave, uma subsidiária da Toyota. Em 2011 varejistas norte americanos, como Macy’s e Best Buy, já utilizavam QR Codes em suas lojas e, aqui no Brasil, a Fast Shop já havia largado na frente, em 2007, com o primeiro anúncio publicitário a utilizar o QR Code, levando o consumidor a uma página de ofertas de produtos.


Em 2019, em um curso online que participei do FIA sobre a previsão de cenários de 2020 a 2025, eu já havia me deparado com a informação do uso de QR Code na Ásia, com a finalidade a seguir.


Estratégias de uso QR Code_Pedinte de rua usa QR Code para receber doações através do app Wechat
Matéria O Globo 2018 'Economia: aplicativo popular na china torna dinheiro obsoleto'

E este código QR levava as pessoas para uma ferramenta chamada WeChat, como o nosso WhatsApp, e que já tinha até sistema de pagamento e transferência de dinheiro. Então, caro Digitaler, veja que quando pensamos em inovar aqui, muita coisa já aconteceu logo ali, do outro lado do continente.


Bora ao propósito deste artigo com 7 estratégias de marketing e comunicação para QR Code. Perceba que algumas fotos foram tiradas por mim em 2019, quando nem estávamos na pandemia. Observar oportunidades, tendências e o uso de novas tecnologias tem que estar na veia do empresário ou profissional de marketing à frente das estratégias e ações.


1 - QR CODE para acesso ao seu Wifi - marketing no estabelecimento comercial e residencial (Airbnb)


Estratégias de uso QR Code_QR Code para acesso a conexão Wifi_Material publicitário_Marketing_por DigitalNamente
Disponibilize o seu Qr Code Wi-Fi em um material de Comunicação

“Disponibilizar o Wi-Fi é marketing para a minha empresa? O que ela ganha com isso?”


Primeiro, essa é a sua empresa e você criando uma boa experiência para o cliente no ambiente de loja, consultório, no seu estabelecimento comercial, em uma experiência Airbnb (uma maneira de criar uma boa experiência para o hóspede) e etc. Isso é marketing de relacionamento. Aqui você facilita que a pessoa acesse a internet para se conectar com as mídias sociais do seu negócio, acesse o seu cartão de visita e outros materiais publicitários. Aproveite para incentivar esta ação e não perca a oportunidade!


Algumas conexões de Wi-Fi pedem, inclusive, que o usuário faça um cadastro e estas informações, com as devidas permissões do mesmo (saiba mais sobre a nova lei de proteção a dados), podem ser usadas para você se relacionar com esta pessoa em seus canais de comunicação. Um exemplo é o Facebook Wi-Fi que permite que uma pessoa se conecte à rede Wi-Fi da sua empresa ao fazer check-in na Página do Facebook da sua empresa. Falarei sobre ele mais para frente. Lembre-se, isso também é Branding e você vai levando esta pessoa a novos níveis de consciência com relação ao seu negócio, sua marca e você.


2 - QR CODE no tapume para divulgar a abertura de uma nova loja - marketing no varejo


Estratégias de uso QR Code_QR Code para acesso ao WhatsApp_Spé Spa do Pé_Material publicitário_Marketing no varejo_Tapume de loja_Registrado por DigitalNaMente
QR Code_Acesso ao WhatsApp_Tapume de loja_Registrado por DigitalNaMente em mar. de 2019

Imagina quantas pessoas não passam por um corredor de loja em um shopping ou supermercado, como neste caso. Esta não é só uma oportunidade de divulgar a sua nova loja naquele local, é a chance de atrair este potencial cliente para as suas mídias sociais, site, catálogo de produtos, ou melhor, a um super desconto de inauguração de loja para a primeira compra ou serviço, como fez a Spé Spa do Pé. Ele leva as pessoas direto para a conta de WhatsApp do franqueado, um dos canais de atendimento e agendamento da marca. Olha que maravilha! Gerar e construir relacionamento é a porta de entrada para as vendas, seja no físico ou no online. Comece a gerar cadastro de relacionamento com o QR Code no tapume que anuncia a sua nova loja. Acredite quando eu digo que ainda, em pleno 2021, vejo muitos tapumes de comunicação, de abertura de uma nova loja, sem QR Code para incentivar este cliente a conhecer e se relacionar com a marca no online.


3 - QR CODE no banner de publicidade de produtos - marketing no Uber


Estratégias de uso QR Code_Acesso ao produtos no app Zuppitos em parceria com Uber_Material publicitário_Marketing no varejo_Display de loja_Registrado por DigitalNaMente
QR Code__Acesso ao app Zuppitos_Registrado por DigitalNaMente em ago. de 2019

Essa é, sem dúvida, sensacional! A marca fez parceria com o Uber ou, diretamente, com motoristas de aplicativos e deu a eles a possibilidade de carregar alguns dos seus produtos no carro para gerar, durante a viagem, uma experiência gustativa para os seus clientes. E a melhor forma de pagar por esta compra? acessando o app deles com os produtos disponíveis naquele carro.


O anúncio dizia para a pessoa digitar um endereço online ou baixar um aplicativo no google play ou apple store? Não. Ele fornecia um QR Code para facilitar a vida do usuário que, automaticamente, era direcionado para identificar o código do motorista e, em seguida, acessar a loja online de produtos do app ZUPPITOS. Facilidade total na compra e uma excelente experiência para o cliente.


4 - QR CODE para baixar aplicativo de pagamento e realizar pagamento - marketing no varejo


Estratégias de uso QR Code_QR Code para acesso ao app de pagamento iti itaú em parceria com a bacio di latte_Material publicitário_Marketing no varejo_Display de loja_Registrado por DigitalNaMente
QR Code_Acesso ao Pagamento_Parceria iti Itaú e Bacio Di Latte_registrado por DigitalNaMente em nov. de 2019

Esta estratégia do app Iti Itaú, para penetração de mercado, foi excelente! Ele entra no mercado não somente como uma conta digital, mas como um facilitador de transferência de valores e pagamento rápido de compras. E não para por aí, não basta facilitar a compra do produto do parceiro Bacio Di Latte, ele oferece algo a mais: uma oferta de desconto de 30% na compra, limitado até R$ 10. Sim, a iniciativa foi do Itaú com estabelecimentos para dar vantagem a clientes que consumissem gelatos da Bacio Di Latte. Você pode usar a mesma estratégia de incentivo com os seus parceiros. Veja com as operadoras de pagamento ou os seus fornecedores se há alguma ação de incentivo para lojistas e os seus clientes. O material de comunicação desta publicidade pode ser fornecida diretamente por eles. Ou crie o seu próprio QR Code para receber pagamentos por PIX e estimule o preenchimento de dados dando um desconto na primeira compra.


5 - QR CODE para cadastro no programa de fidelidade - marketing no varejo


Estratégias de uso QR Code_QR Code para acesso ao programa de fidelidade da Bacio Di Latte_Material publicitário_Display de loja_Registrado por DigitalNaMente
QR Code_Programa de Fidelidade Bacio Di Latte_registrado por DigitalNaMente em nov. de 2019

A Bacio Di Latte criou uma comunicação para os estabelecimentos, que vendem seus produtos, incentivando os clientes a entrarem em seu programa de fidelidade e foi com o QR Code que ela facilitou este acesso rápido ao cadastro. Caro Digitaler, preencher fichas de cadastro de relacionamento está mais do que no passado, embora alguns lojistas ainda usem esta estratégia. Este tipo de estratégia de recompensa, a cada compra efetuada, é uma forte estratégia de marketing de relacionamento para reter e fidelizar clientes. Quem não gosta de ganhar incentivos? Então, não perca tempo e crie a sua estratégia digital para incentivar que seus clientes entrem para o seu CRM rapidamente, ainda mais aqueles que adquirem seus produtos em estabelecimentos que você não tem controle sobre os dados e sobre quem são.


6 - QR CODE para cadastro no programa de relacionamento - marketing no varejo


Estratégias de uso QR Code_Programa de Relacionamento Leve & Natural do Hortifruti _Material publicitário_Marketing no varejo_Display de loja_Registrado por DigitalNaMente
QR Code_Programa de Relacionamento Leve & Natural do Hortifruti_registrado por DigitalNaMente em out. de 2019

Eu sou da época em que a rede Hortifruti realizava o nosso cadastro através de fichas, mas, como um dos velhos hábitos que abandonamos após a era digital, agora o cadastro de novos clientes é feito diretamente em sites. Só que aqui o incentivo foi duplo, eles forneceram o endereço do site e o QR Code para isso. Quando o cliente entra no seu programa de relacionamento Leve & Natural, ele tem a oportunidade de receber vantagens para novas compras, seja se antecipando a lançamentos de produtos, descontos, promoções e ofertas ou recebendo informações de acordo com o seu perfil de interesse e compra. E você pode ir além após este cadastro, apresentando e direcionando o cliente a outros canais de comunicação, como a uma comunicação via SMS, Newsletter, WhatsApp e etc. Nessa estratégia one to one, você cria uma comunicação direta com o cliente, algo personalizado para ele, atendendo a uma demanda bem específica. Essa experiência de se relacionar com a marca de uma outra forma, constrói um relacionamento forte e duradouro para que ele venha a comprar de você novamente e cada vez mais. Olha a belezura!


7- QR CODE para acesso ao cardápio e redes sociais - marketing no restaurante


Estratégias de uso QR Code_Acesse o cardápio_Arabs Restaurante _Material publicitário_Marketing no varejo_Banner de restaurante_Registrado por DigitalNaMente
QR Code_Acesse o cardápio_Arabs Restaurante_Registrado por DigitalNaMente em ago. de 2020

Esse exemplo de QR Code já é de 2020, quando restaurantes precisaram se adaptar a pandemia e oferecer novas formas para os seus clientes acessarem o seu cardápio, não mais só físicos. Nem todos tinham presença online em mídias sociais. O que sabíamos era que possuíam site, estavam cadastrados no Google Meu Negócio e entravam no resultado de pesquisa por estabelecimentos mais próximos. Aí tudo mudou de figura quando fecharam e reabriram! Esta estratégia não é só para agradar o cliente e protegê-lo, através desta mídia banner, no seu ambiente físico, é possível medir a eficiência do investimento nesta comunicação, pois ele pode contabilizar o número de acessos ao QR Code, se houve aumento no tráfego do site neste período e atrair seus clientes e os novos para o seu site e redes sociais.


Chegamos ao fim destes 7 exemplos e agora me conte...


Gostou dessas estratégias? Você já executou alguma dessas ações?

Se ainda tem dúvidas e não sabe como gerar boas ideias para a sua ação de marketing com QR Code impulsionar seu relacionamento com o cliente e as vendas, escreva nos comentários “DigitalNaMente ainda tenho dúvidas” e deixe o seu e-mail.


Não sabe qual a melhor ferramenta para esta execução? escreva nos comentários “DigitalNaMente fale de algumas ferramentas” e deixe o seu e-mail.


Quer saber mais sobre agências que podem lhe ajudar nesta criação? Escreva nos comentários “DigitalNaMente me recomende agências” e deixe o seu e-mail.

 

Mais exemplos virão em um próximo artigo, não perca! Se inscreva em minha newsletter e seja avisado sobre novas publicações.


Forte abraço!


Dani Burlamaqui

CEO DigitalNaMente




316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page