top of page

Blog

DNM.png
Buscar
  • Foto do escritorDani Burlamaqui

Cuidado ao usar 'Aponte a câmera do seu celular para o QR Code'

Atualizado: 12 de dez. de 2021

Não sabe o porquê? Continue esta leitura quanto antes!

Cuidado ao usar 'Aponte a câmera do seu celular para o QR Code'. Blog DigitalNaMente

Já se deparou com esta chamada ou com 'Abra a câmera do seu celular para ler o QR Code'? Já utilizou ela em sua comunicação? Não é de hoje que eu me questiono sobre o uso desta chamada para incentivar as pessoas a acessarem o QR Code em uma campanha de marketing. Desde o início da pandemia, tornou-se frequente o uso desta comunicação nas mídias tradicionais, como na televisão. Mas, do ponto de vista tecnológico para o consumidor, dois são os problemas aqui:


1- A leitura do QR Code, no aparelho IOS, é feito automaticamente através da câmera (um recurso nativo do sistema), enquanto no sistema Android, este recurso, deve ser habilitado nas configurações, desde que haja uma versão compatível para esta ação, ou com o uso do Google Leans, que pode ser acionado através da câmera. Caso contrário, a leitura do QR Code, no aparelho Android, deve ser realizado através de um aplicativo próprio para isso (como mostra a turma do QR Code Generator. Saiba mais no link ao final do artigo).


2- Nem todas as pessoas sabem como ler este código e, acreditem, quando veem comunicações como essa, são capazes de abrir a câmera do celular e depois se questionar porque ela não leu o QR Code. Aí a oportunidade para a sua marca já passou!


Veja a pesquisa realizada na ferramenta Semrush que mostra o volume mensal de pesquisas pela palavra-chave ‘QR Code’, volume para 'Leitor de QR Code' e de perguntas como: ‘Como ler QR Code’ e ‘Como scanear QR Code’. Inclusive, no Google, você encontra facilmente perguntas como 'Porque minha câmera não lê QR Code?'

Dados do Semrush sobre o volume de pesquisa pela palavra-chave QR Code
Fonte: Semrush

Dados do Semrush sobre pesquisa e perguntas com a palavra-chave QR Code
Fonte: Semrush

Numa análise mais estratégica, a comunicação deveria ser mais do que clara, principalmente tratando-se de uma tecnologia nova para muitos e de nem todos os usuários de smartphone possuírem o sistema IOS encontrado em um IPhone (onde basta você abrir a câmera do celular, apontar para o QR Code e, rapidamente, é feito a leitura do código).


Dados sobre a participação no mercado dos sistemas operacional móvel no Brasil_ferramenta Statcounter GlobalStats
Veja a porcentagem de participação no mercado dos sistemas operacional móvel no Brasil, em outubro de 2021.

9 em cada 10 brasileiros usam celular Android, segundo o relatório do Google sobre o impacto social e econômico do Android no Brasil, desenvolvido em parceria com a consultoria global Bain & Company e revelado em 2020. E o relatório acrescenta que 24 milhões de brasileiros entraram na Internet pela primeira vez por um celular Android, nos últimos cinco anos. Além disso, mostra que 83% das pessoas das classes D e E só se conectam à internet pelo dispositivo móvel (Fonte: TechTudo). Portanto, dados assim, não podem ser ignorados em uma estratégia de comunicação. Ter clareza para ajudar a experiência do usuário é fundamental!


Se esse tipo de comunicação é elaborado por nós profissionais de marketing e criado por agências, devemos ter a compreensão dessa diferença entre os sistemas mobile porque ainda vemos grandes marcas fazendo esse tipo de comunicação em sua publicidade, como a TV Globo nos programas do Marcos Mion e Ana Maria Braga, que dizem “Abra a câmera do seu celular e aponte para o QR Code na tela”.


Veja alguns exemplos de grandes players que utilizam essa comunicação e que foram registrados, há pouquíssimo tempo, pela DigitalNaMente.


QR Code do Boticário_Campanha de Marketing_Ativação no Natal_Registrado por DigitalNaMente
QR Code do Boticário, em Nov de 2021 (ativação)

QR Code da Renner_Campanha de Marketing_Adesivo de Vitrine_Registrado por DigitalNaMente
QR Code da Renner, em Nov de 2021 (vitrine)

QR Code da Camicado_Campanha de Marketing_Vitrine_Registrado por DigitalNaMente
QR Code da Camicado, em Mar de 2021 (vitrine)

QR Code da Vivo_Campanha de Marketing_Comercial de Televisão_Registrado por DigitalNaMente
QR Code da Vivo, em Nov de 2021 (comercial televisão)

QR Code do Supermercado Guanabara_Campanha de Marketing_Comercial de Televisão_Registrado por DigitalNaMente
QR Code do Supermercado Condor, em Nov de 2021 (comercial televisão)

QR Code da Espaço Laser _Campanha de Marketing_Vitrine_Registrado por DigitalNaMente
QR Code da Espaço Laser, em Jan de 2020 (vitrine)

Agora, como visto em muitos anúncios e materiais de comunicação das marcas, há outras formas de comunicar a mesma intenção sem que isso crie uma confusão para o usuário e mostrarei exemplos aqui para você!


Saiba que o uso de QR Code em campanhas surgiu muito antes da pandemia.


Agora vamos as boas sugestões registradas pela DigitalNaMente para que este erro não seja cometido por você, caro Digitaler e colega da área de Marketing. Precisamos levantar esta discussão o quanto antes e, se você concorda comigo, me ajude a divulgar este artigo!


1- Destaque apenas a sua intenção


2- "Acesse o QR Code"


3- "Utilize seu leitor de QR Code"

4- "Use o seu celular"


5- "Ative o QR Code" ou "Ative o código QR"


6- "Scaneie o QR Code"


Caro leitor, agora me conte...


Você concorda que existe um problema a discutir? Comente e compartilhe este artigo para me ajudar a levá-lo a mais profissionais.


Leia sobre como ativar o QR Code no Android neste artigo do QR Code Generator.


Quer saber mais sobre agências que podem lhe ajudar nesta criação? Escreva nos comentários “DigitalNaMente me recomende agências” e deixe o seu e-mail.


Mais exemplos virão em um próximo artigo, não perca! Se inscreva em minha newsletter e seja avisado sobre novas publicações.


Forte abraço!


Dani Burlamaqui

CEO DigitalNaMente


 

Se você é dono de um aplicativo que faz leitura de QR Code, observe o volume de pesquisa pela palavra-chave ‘Leitor de QR Code’ e se o seu software aparece no ranking orgânico dos sites que se destacam no resultado de busca no Google.


Dados sobre o volume, pesquisa e perguntas com a palavra-chave Leitor de QR Code_ferramenta Semrush
Fonte: Semrush

Ranking orgânico dos sites que aparecem na pesquisa da palavra-chave Leitor de QR Code
Fonte: Semrush





4.041 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page